Antivírus – 7 pontos que você precisa saber urgente!

Se você não utiliza um programa de antivírus em seu computador pessoal ou nos computadores de sua empresa, saiba que você está no perfil de usuários que podem mais rapidamente ter seu computador infectado e seus dados comprometidos.

O antivírus é um importante aliado na para proteção da sua rede, sistema e dados, sendo uma das ferramentas do perímetro de segurança da plataforma, como vemos abaixo:

Perímetros de segurança Nextec IT Solutions

Nesse artigo falaremos um pouco sobre o papel do antivírus e como essa ameaça digital vem se tornando cada vez mais perigosa, ao ponto de existir a possibilidade de você abrir seu computador ou servidor amanhã e ao invés de serem exibidos seus arquivos, aparecer uma mensagem solicitando um valor de resgate por eles, pois foram todos criptografados e você não tem como recuperá-los.

Então esses pontos ajudarão você a entender um pouco mais sobre o antivírus e seu papel na segurança digital:

 

1 – O que é um antivírus e por que usar?

Nós acessamos a internet praticamente todos os dias, seja para verificar nossa caixa de e-mail, entrar nas redes sociais, ver algum vídeo ou conversar com alguém. Ao executarmos diversas tarefas online, muitas vezes não nos preocupamos em analisar os sites que acessamos, os arquivos que baixamos, os e-mails que abrimos, etc. Isso pode se tornar um enorme problema caso esbarremos com algum vírus. Como nos proteger desses vírus? A resposta óbvia seria utilizar um antivírus, mas exatamente por que devemos utilizá-los?

Os antivírus surgiram da necessidade de proteger os computadores domésticos e/ou corporativos de ataques de vírus criados por cibercriminosos geralmente para roubar dados contidos no computador infectado. Daí a necessidade de usá-los: é uma barreira que dificulta a infecção de computadores. Segundo o Canaltech (2015):

Antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms. São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário.

 

2 – O que o antivírus faz?

Como dito anteriormente, o antivírus protege o computador de ameaças de vírus, mas como especificamente ele faz isso? Qualquer antivírus conta com uma série de ferramentas básicas para a detecção e remoção de vírus e é com essas ferramentas que ele faz a sua mágica. A ferramenta mais comum é o escaneamento: com ela o antivírus consegue identificar previamente um vírus ou então um arquivo já infectado em seu computador. Além dessa ferramenta, os antivírus mais completos contam com firewall, escaneamento de sites acessados, escaneamento automático de e-mails, etc.

 

3 – Problemas causados por antivírus

Entendemos então porque usar um antivírus e o que ele faz, mas e se não usarmos um antivírus, quais os resultados que isso poderá trazer para nossos computadores?

Vulnerabilidade completa. Sem um antivírus a chance de o seu computador se infectar é enorme! Com a infecção, o computador é arremetido a diversos problemas, tais como lentidão, travamentos, exclusão de arquivos e programas, mau funcionamento, criptografia dos dados e solicitação de resgate, roubo de informações, e em alguns casos até mesmo a perda de disco rígido ou algum outro componente do computador. Um vírus pode, por exemplo, se instalar em seu computador e roubar as informações que forem digitadas em seu teclado. Esse tipo de vírus se classifica como Keylogger. Dessa forma, tudo o que for digitado será enviado para o cibercriminoso responsável por esse vírus, assim como suas senhas de redes sociais, conversas e e-mails e provavelmente senhas bancárias.

 

4 – Importância de manter o antivírus atualizado

Diariamente enquanto usamos nossos computadores vemos um aviso do antivírus informando que ele foi atualizado. Por que ele é atualizado tantas vezes assim? Diferente de outros programas que usamos, os quais são atualizados esporadicamente, o antivírus necessita de atualização a todo momento, pois a todo momento surgem novos vírus e o nosso antivírus precisa de atualizações para conseguir combatê-los.

Antivírus atualizado Nextec IT Solutions

Assim que um antivírus toma conhecimento de um novo vírus, ele envia as informações dele para o banco de dados da sua desenvolvedora e lá o código do vírus é “entendido” pelo programa. Após entendido o seu “comportamento”, o banco de dados então envia a informação desse novo vírus para todos os computadores do mundo que utilizam seu antivírus, fazendo assim com que esses computadores sejam capazes de detectar e impedir a instalação do vírus.

 

5 – Diferença entre antivírus e endpoint

Os antivírus conseguem nos proteger contra os vírus, da mesma forma que os endpoints. A diferença entre ambos é que com o endpoint você consegue centralizar o gerenciamento de diversos dispositivos que possuem o mesmo antivírus instalado. Por exemplo, caso você utilize o Avast Endpoint você consegue gerenciar todos os computadores que estejam com o seu Avast Endpoint instalado, bem como smartphones, tablets, notebooks, servidores etc.

Enquanto o antivírus nos protege individualmente e é configurável somente no computador instalado, o Endpoint nos permite configurar todas as estações ao qual ele está instalado, tudo isso de uma interface web.

Além do endpoint ter o módulo de antivírus e poder possuir o módulo de firewall, o endpoint conta com várias ferramentas para auxiliar na proteção do seu ambiente, desde módulos para atualização automática do sistema e programas instalados, como criptografia de arquivos para em caso de perda do notebook por exemplo, os dados não sejam acessíveis.

Antivirus vs endpoint Nextec IT Solutions

6 – Vantagens de um antivírus corporativo

Caso você esteja pensando em qual antivírus colocar nos computadores da sua empresa, eu logo te recomendo que utilize algum antivírus corporativo. Por quê? Porque os antivírus que usamos nos computadores da nossa casa não foram feitos para serem utilizados num ambiente corporativo.

Um antivírus corporativo foi feito para esse ambiente, para combater ameaças voltadas para esse ambiente e otimizado para esse ambiente. Usar um antivírus doméstico num ambiente de trabalho pode ser ao primeiro momento mais vantajoso financeiramente, porém, um antivírus doméstico dificilmente irá prevenir ou remover um vírus que se instale no servidor da sua empresa. O dinheiro que se economizaria com a compra de antivírus corporativo será gasto para recuperar o servidor infectado.

Um antivírus corporativo pode ser mais caro do que um antivírus doméstico (que geralmente é gratuito), mas esse tipo de antivírus está preparado para proteger devidamente os computadores da sua empresa. Geralmente contam com gerenciamento centralizado onde se pode instalar o Server em um computador (geralmente um servidor) e os Clients nos outros computadores da sua empresa. Um antivírus corporativo está mais preparado para lidar com um servidor infectado sem a necessidade de excluir arquivos ou perder dados se sua empresa, assim como está mais completo em relação à defesa.

7 – Diferença entre antivírus pago e gratuito

Um antivírus gratuito conta com o básico para a proteção do seu computador: escaneamento, detecção e remoção de vírus. O antivírus pago vem com diversas outras ferramentas para incrementar a defesa da sua máquina. Geralmente contam com Firewalls, VPNs, escaneamentos diferenciados, localização via GPS (no caso de smartphones e tablets), gerenciamento remoto, etc. Além disso, o desempenho entre um antivírus pago é melhor do que um gratuito, dada a necessidade de proteção de quem compra um antivírus. De acordo com a sua necessidade, talvez valha a pena gastar alguns reais a mais na compra de um antivírus pago.

Ponto extra

8 – A pior praga da atualidade e que está infectando milhares de computadores pelo mundo

Muitas pessoas não sabem o quão perigosos possam ser os vírus e as ameaças digitais, e simplesmente não dão importância para isso. Imagine você acordando, chegando em seu trabalho ou mesmo ligando seu computador pessoal, e ao esperar que aparece a tela do seu sistema operacional que você está acostumado a entrar todos os dias, aparece uma mensagem como essa:

Tela Ransomware

Isso significa que seu computador foi contaminado por um Ransomware, um malware que tem por objetivo criptografar todos os seus dados e solicitar um resgate (ransom, em inglês) e em um determinado tempo  (no caso da imagem acima 6 dias), todos os seus dados serão deletados e nunca mais será possível recuperá-los. Então fazemos a seguinte pergunta para você:

Qual importância os arquivos que estão no seu computador ou servidor hoje tem para você?

Pensando em evitar esse tipo de contratempo, preparamos um material exclusivo para os clientes da Nextec IT Solutions, oferecido de forma gratuita, onde ensinamos passo a passo a instalar um dos melhores antivírus gratuitos que existem no mercado e realizar as configurações corretas, para que seu poder de proteção seja amplificado várias vezes.

Aprenda agora com nosso eBook grátis “Guia para implantação de um antivírus gratuito em seus computadores

eBook - Guia implantação Anti Virus

Sobre nós